Pages

18 de agosto de 2010

Saúde do Beija-Flor

Recebi essa informação por email há algum tempo e compartilho com os amantes da Natureza:

É comum quando gostamos de passáros, especialmente beija-flores, colocarmos-lhes água com açúcar nos bebedouros. Entretanto saibam que ISSO MATA O BICHINHO, pois o açúcar em contato com a água forma um fungo que traz doença, semelhante ao câncer, no biquinho do beija- flor. A saída é comprar Thrill ou assemelhados, como o Néctar que é vendido nos supermercados e que já vêm adoçados sem adição de açúcar, garantindo, desta forma, a saúde do bichinho! O pacote custa R$ 6,70 e dura 2 ou 3 semanas dependendo da quantidade de bebedouros que você tiver. Além do mais você pode deixar a solução lá por 5 dias sem problemas, enquanto que a água com açúcar tem que ser trocada diariamente, e o bebedouro deve ser fervido e muito bem limpo para não matar o beija- flor.


Para confirmar todo os cuidados que se deve ter com os bebedouros peguei outras informações no site do PETBRAZIL, onde fica mais esclarecedor o que pode ocorrer com o beija-flor:


O preparo da água com açúcar exige alguns cuidados. Organizações americanas preservacionistas orietam ferver a água para esterilizá-la. A veterinária especializada em aves, Stella Maris Benez, alerta: "O cloro da água de torneiras é prejudicial, pois pode provocar gastroenterites (inflamação no estômago e intestinos)". Quanto ao açúcar, Bicudo sugere o do tipo cristal. "É interessante por ser menos industrializado." A mistura deve ser preparada diariamente (se posta na geladeira, deve ser usada no mesmo dia). Pode ser enriquecida com um suplemento alimentar com proteínas, vitaminas e sais minerais. Stella sugere o Aminosol, vendido em farmácias veterinárias (2 a 3 gotas pingadas na mistura, por garrafinha de 100ml). "O Gevral, vendido em farmácias também pode ser usado", diz Herculano. Nada disso, porém, supre as necessidades do beija-flor. "Sem flores, poderá sobreviver apenas alguns meses." A fermentação da água com açúcar causa fungos (invisíveis a olho nu) que matam o beija-flor. Provocam infecção bucal e asfixia por inchaço da língua. Mel ou groselha não devem ser adicionados à mistura. Fermentam com maior rapidez. Deixe a garrafinha em local fresco, à sombra, para não acelerar a fermentação com o calor. Diariamente, jogue fora a sobra da mistura, enxágüe bem as garrafinhas e reabasteça-as. Para eliminar a formação de fungos nos recipientes, higienize-os duas vezes por semana. Limpe-os bem e mergulhe-os em água com água sanitária (uma parte de Cândida para 15 de água), por 30 minutos. A seguir, enxágüe bem para eliminar resíduos. Coloque as garrafinhas a um metro de distância uma da outra. Água com açúcar atrai além de beija-flores, aves como Cambacicas, Saíras e Sanhaços. Caso apareçam, ponha um poleiro perto do bebedouro para facilitar a vida delas (não têm as mesmas habilidades do beija-flor). Há também as visitas indesejáveis de formigas, abelhas e moscas. O avanço maciço de arapuás (abelhas pretas que não picam, mas entram nos cabelos e na roupa) chega a afastar os beija-flores. Nesse caso, pode-se tirar as garrafinhas e colocá-las apenas dois dias por semana para tentar fazê-las encontrar outras fontes de alimento. Se não der certo, só restará queimar a colméia. Formigas dificultam o acesso do beija-flor ao bebedouro. Podem ser mantidas longe untando o barbante ao qual está pendurado com azeite ou graxa à base de petróleo. Garrafinhas com pratinho na base evitam que a água açucarada respingue no chão e crie um novo ponto de atração de insetos.

Fonte com mais informações sobre beija-flor: http://www.petbrazil.com.br/bicho/aves/20.htm

2 comentários:

  1. Informações conflitantes mostram que o(a) autor(a) não tem a mínima ideia do que está falando e deveria dedicar-se a outro assunto que não o ora em pauta.
    Primeiro afirma categoricamente que água e açúcar "MATA O BICHINHO" com letras garrafais e depois publica em baixo as recomendações de troca diária de água o que evita que se MATE o BICHINHO.
    Certamente a autora escreveu as bobagens que recebeu por email, mas não leu as recomendações do PetBrazil.
    Ao invés de consultar alguém especializado, vai postando, irresponsável e tolamente, "informações" de "um email que recebi".
    Talvez um email escrito adrede por um fabricante dessas porcarias que supostamente vão manter a saúde dos beija-flores.
    Lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente obrigada Fouché pelo seu comentário crítico, em uma postagem de 2010. As informações do site PetBrazil foram inseridas justamente para esclarecer o alarde do e-mail recebido (que na época me fez refletir e pesquisar , pois tenho um sítio e era comum fazer mistura de água com açúcar refinado, a partir do que li não o fiz mais e plantei mais flores ao redor da casa para contemplar estas aves). Com certeza nestes 6 anos deve ter sido produzido algo mais esclarecedor. A mensagem da minha postagem é o CUIDADO com a água com açúcar, onde PODE-SE estar causando fungos/doenças ou levar a morte da ave. Se tiveres algum site para indicar, este também é um espaço para tal.

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário no Mundo Bicho Grilo!
Acione o botão "Notifique-me" para você receber a mensagem com a minha resposta!