Pages

18 de agosto de 2010

Saúde do Beija-Flor

Recebi essa informação por email há algum tempo e compartilho com os amantes da Natureza:

É comum quando gostamos de passáros, especialmente beija-flores, colocarmos-lhes água com açúcar nos bebedouros. Entretanto saibam que ISSO MATA O BICHINHO, pois o açúcar em contato com a água forma um fungo que traz doença, semelhante ao câncer, no biquinho do beija- flor. A saída é comprar Thrill ou assemelhados, como o Néctar que é vendido nos supermercados e que já vêm adoçados sem adição de açúcar, garantindo, desta forma, a saúde do bichinho! O pacote custa R$ 6,70 e dura 2 ou 3 semanas dependendo da quantidade de bebedouros que você tiver. Além do mais você pode deixar a solução lá por 5 dias sem problemas, enquanto que a água com açúcar tem que ser trocada diariamente, e o bebedouro deve ser fervido e muito bem limpo para não matar o beija- flor.


Para confirmar todo os cuidados que se deve ter com os bebedouros peguei outras informações no site do PETBRAZIL, onde fica mais esclarecedor o que pode ocorrer com o beija-flor:


O preparo da água com açúcar exige alguns cuidados. Organizações americanas preservacionistas orietam ferver a água para esterilizá-la. A veterinária especializada em aves, Stella Maris Benez, alerta: "O cloro da água de torneiras é prejudicial, pois pode provocar gastroenterites (inflamação no estômago e intestinos)". Quanto ao açúcar, Bicudo sugere o do tipo cristal. "É interessante por ser menos industrializado." A mistura deve ser preparada diariamente (se posta na geladeira, deve ser usada no mesmo dia). Pode ser enriquecida com um suplemento alimentar com proteínas, vitaminas e sais minerais. Stella sugere o Aminosol, vendido em farmácias veterinárias (2 a 3 gotas pingadas na mistura, por garrafinha de 100ml). "O Gevral, vendido em farmácias também pode ser usado", diz Herculano. Nada disso, porém, supre as necessidades do beija-flor. "Sem flores, poderá sobreviver apenas alguns meses." A fermentação da água com açúcar causa fungos (invisíveis a olho nu) que matam o beija-flor. Provocam infecção bucal e asfixia por inchaço da língua. Mel ou groselha não devem ser adicionados à mistura. Fermentam com maior rapidez. Deixe a garrafinha em local fresco, à sombra, para não acelerar a fermentação com o calor. Diariamente, jogue fora a sobra da mistura, enxágüe bem as garrafinhas e reabasteça-as. Para eliminar a formação de fungos nos recipientes, higienize-os duas vezes por semana. Limpe-os bem e mergulhe-os em água com água sanitária (uma parte de Cândida para 15 de água), por 30 minutos. A seguir, enxágüe bem para eliminar resíduos. Coloque as garrafinhas a um metro de distância uma da outra. Água com açúcar atrai além de beija-flores, aves como Cambacicas, Saíras e Sanhaços. Caso apareçam, ponha um poleiro perto do bebedouro para facilitar a vida delas (não têm as mesmas habilidades do beija-flor). Há também as visitas indesejáveis de formigas, abelhas e moscas. O avanço maciço de arapuás (abelhas pretas que não picam, mas entram nos cabelos e na roupa) chega a afastar os beija-flores. Nesse caso, pode-se tirar as garrafinhas e colocá-las apenas dois dias por semana para tentar fazê-las encontrar outras fontes de alimento. Se não der certo, só restará queimar a colméia. Formigas dificultam o acesso do beija-flor ao bebedouro. Podem ser mantidas longe untando o barbante ao qual está pendurado com azeite ou graxa à base de petróleo. Garrafinhas com pratinho na base evitam que a água açucarada respingue no chão e crie um novo ponto de atração de insetos.

Fonte com mais informações sobre beija-flor: http://www.petbrazil.com.br/bicho/aves/20.htm

4 comentários:

  1. Informações conflitantes mostram que o(a) autor(a) não tem a mínima ideia do que está falando e deveria dedicar-se a outro assunto que não o ora em pauta.
    Primeiro afirma categoricamente que água e açúcar "MATA O BICHINHO" com letras garrafais e depois publica em baixo as recomendações de troca diária de água o que evita que se MATE o BICHINHO.
    Certamente a autora escreveu as bobagens que recebeu por email, mas não leu as recomendações do PetBrazil.
    Ao invés de consultar alguém especializado, vai postando, irresponsável e tolamente, "informações" de "um email que recebi".
    Talvez um email escrito adrede por um fabricante dessas porcarias que supostamente vão manter a saúde dos beija-flores.
    Lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente obrigada Fouché pelo seu comentário crítico, em uma postagem de 2010. As informações do site PetBrazil foram inseridas justamente para esclarecer o alarde do e-mail recebido (que na época me fez refletir e pesquisar , pois tenho um sítio e era comum fazer mistura de água com açúcar refinado, a partir do que li não o fiz mais e plantei mais flores ao redor da casa para contemplar estas aves). Com certeza nestes 6 anos deve ter sido produzido algo mais esclarecedor. A mensagem da minha postagem é o CUIDADO com a água com açúcar, onde PODE-SE estar causando fungos/doenças ou levar a morte da ave. Se tiveres algum site para indicar, este também é um espaço para tal.

      Excluir
  2. Olá Aline, não sei se você ainda tem essa página. Um veterinário renomado de silvestres me disse que a água com açúcar não é danosa aos beija flores. Ela seria prejudicial se fosse a única fonte de alimentação deles, o que não acontece. As garrafas devem ser bem higienizadas diariamente mesmo. Porém uso detergente, a água sanitária diluída em água uso apenas de vez em quando. Não precisa matar aas abelhas não, mesmo porque elas estão em extinção. Coloco uma bolinha de papel para proteger o local onde os passarinhos colocam o biquinho para beberem e pulverizo a garrafa (as vezes diariamente, as vezes elas desaparecem por um tempo, varia muito) com repelente de mosquitos, esses que utilizamos normalmente para passar em nosso corpos. Foi dica de mesmo veterinário. Aqui em casa faço isso há muitos anos, e tem dado certo. Os pássaros estão bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felícia, agradeço suas explicações em troca de ideias ♥
      Ótima semana!
      Abraços fraternos!

      Excluir

Agradecida pelo seu comentário em Mundo Bicho Grilo!