Pages

9 de junho de 2010

Origem Festa Junina

Há duas explicações para o termo "festa junina". Uma explica que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. Outra diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.


De acordo com historiadores a Festa Junina foi trazida para o Brasil pelos portugueses, durante o período colonial. A festa sofreu influências de alguns elementos culturais: da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que no Brasil influenciou muito as típicas quadrilhas; a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos; da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. Estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.


Fonte: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm

Mais informações sobre algumas características e a Festa Junina em outros países em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecida pelo seu comentário em Mundo Bicho Grilo!