Pages

9 de julho de 2011

Lixo Marinho

Essa semana conclui meu curso de Técnico em Meio Ambiente. O meu trabalho de conclusão de módulo (Monitoramento Ambiental), em parceria com seis pessoas, foi sobre o lixo marinho numa praia aqui de Florianópolis. Então aproveito o momento para compartilhar algumas informações com vocês, já que para ações de mudanças em prol do meio ambiente devemos começar nos conscientizando, certo?

O site do Projeto Lixo Marinho define: "Os resíduos sólidos, ou lixo, são definidos como qualquer material sólido manufaturado ou processado, sendo subdivididos em categorias como plásticos, vidros, borrachas, metais, tecidos, isopor, matéria orgânica e madeira antropogênica. O lixo marinho é definido como qualquer resíduo sólido descartado, depositado ou abandonado nos ambientes marinho ou costeiro, por qualquer fonte. Do ponto de vista científico, o problema do lixo marinho vem sendo tratado como um dos principais problemas relacionados à poluição marinha. As fontes do lixo marinho são usualmente descritas na literatura como fontes baseadas em terra, que incluem os freqüentadores das praias, os sistemas de drenagem de rios e esgotos e a própria geração de resíduos nas cidades costeiras, e fontes baseadas no mar, representadas por navios e barcos de pesca e pelas plataformas oceânicas."

Quando fazemos uma pesquisa no Google Imagens vemos várias fotos impactantes, que infelizmente são recortes da realidade, da qual precisamos agir para medidas de prevenção, conscientização e proteção ao Meio Ambiente.

Sem falar que o que mais nos impacta é o visual do macrolixo (lixo maior que 5 milímetros), mas há também o lixo que é quase imperceptível aos nossos olhos: o microlixo, e nele estão enquadrados os pellets (polímeros usados na fabricação do plástico), este microlixo prejudica um número imenso de animais que confundem com alimento, ingerem estes pellets, podendo ficar doentes e morrer. Como os pellets são veículos de compostos tóxicos (como DDT), estes elementos através da teia alimentar podem chegar ao Homem.

Deixo alguns sites com artigos e imagens bem interessantes para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos:

Agora seguem algumas imagens que achei nas pesquisas, para reflexão, lembrando que o lixo marinho chega não só quando vai-se na praia e deixa-se o lixo na areia, mas também quando joga-se lixo nas ruas, este material vai para boca de lobo, chegando nos rios e mares, então vamos nos conscientizar para mudar!






































2 comentários:

  1. Nossa que fotos terríveis, o ser humano é nojento mesmo...
    Que dor ver os animais daquele jeito, as praias e o fundo do mar cheio de lixo.. Aff..
    Por isso eu prefiro os animais, SEMPRE!
    Seu trabalho deve ter ficado ótimo, só por essa parte do texto já deu pra perceber ;)
    Beijoo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amiga pelas palavras. Vamos assim, seguindo o que cremos e sendo a mudança que queremos para um Mundo bem melhor.

    ResponderExcluir

Agradecida pelo seu comentário em Mundo Bicho Grilo!